Diálogos Aliar: Entrevista com Sheila Varela do Sicoob


Confira a entrevista exclusiva do Passarela Insights com Sheila Varela -  Gerente de Agência da Coop. Sicoob


1)   Como é atuar no mercado financeiros? Quais os desafios que você encontra? 


O mercado financeiro é bastante dinâmico e está em constante mudança. Nosso maior desafio é atentar a estas mudanças, para entender de que forma elas afetam aos nossos clientes e associados, bem como ao nosso negócio. Às vezes, é preciso reposicionar, rever, pensar em novas formas de entregar qualidade e atender as expectativas.


2) Como é trabalhar em  uma cooperativa de crédito?

Trabalhar em cooperativa de crédito é trabalhar em um segmento com alma. Temos valores, princípios e acreditamos que eles podem fazer diferença na vida dos associados e da comunidade em geral. Acreditar e trabalhar para isso torna o trabalho carregado de significado, uma vez que nosso viés de atendimento e convivência/negociação com o quadro social é inteiramente diferente do que numa instituição financeira tradicional. Nós somos consultores de negócios e buscamos a melhor solução para ambas as partes : cooperativa e associado.


3) Quais as maiores dúvidas que as empresárias têm quando procuram o banco? 

As dúvidas variam conforme a expertisse do empresário. Os iniciantes têm muitas dúvidas básicas (como abrir uma empresa, qual tributação, fluxo de caixa, conciliação bancária, como obter financiamento para projetos). Os mais experientes já têm esta vivência, de forma com que suas dúvidas são referentes a gestão ou à perenidade do seu negócio em um mercado cada vez mais competitivo.   (como aumentar Marketshare, como diluir riscos e inadimplência, lançar ou não produto novo, entrar ou não no e-commerce, por exemplo)


4) O que mais impede as empresas de obterem crédito? 

Na maior parte das vezes, restrições (serasa, spc, cheque sem fundos, empréstimos em atraso...) em nome do tomador ou cônjuge e falta de capacidade de pagamento (não possuir renda suficiente para poder assumir parcelas pretendidas/alto endividamento) são os maiores impeditivos para a concessão de crédito.


5)  Com relação a finanças empresariais quais as dicas que você pode compartilhar para que as empresárias tenham maior sucesso? 

A maior dica é: sejam amigas da matemática. Adquiram o hábito de planilhar seus custos fixos e variáveis, acompanhar o faturamento, observar sua sazonalidade. Façam planejamento estratégico, mesmo que simples. Vejam com seu contador de confiança se o regime tributário é adequado ao seu negócio. A matemática ajuda a tomar decisões de investimento e, até, de reposicionamento no mercado. E ainda, e não menos importante: não perca tempo excessivo com a operação do negócio. Pensar e criar estratégias, estudar e pesquisar sobre o seu ramo de atividade fazem parte de uma gestão de sucesso.

5 visualizações

​​

TODA TRANSFORMAÇÃO PRECISA DE UM START

FALE CONOSCO (54) 9 9982.2448

Aliar Consultoria Empresarial em Gestão & Inovação/ Rio Grande do Sul

por Rabiscos Ideias Criativas