Da Essência à Ação. Como identificar e potencializar a essência de um cliente?

Por: Yoshio Kawakami.


Para muitos profissionais, a atual situação do mercado interno está sendo o seu "batismo de fogo", testando a sua capacidade individual de criar soluções para situações extremas. No entanto, a instabilidade nos negócios é um gerador de oportunidades, pois invalida soluções anteriores, obsoletas práticas tradicionais e demanda uma capacidade de liderança muito elevada.

“Ao compreender a natureza cíclica da economia, profissionais preparados podem transformar as ameaças em oportunidades e expandir seus negócios. ”

Em um mundo onde o entusiasmo por temas como tecnologia, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Indústria 4.0, trabalho colaborativo, valorização da experiência e compartilhamento do uso de recursos, provoca inúmeras mudanças comportamentais em todos ambientes da sociedade, a capacidade de distinguir a essência do negócio de uma empresa ou atividade profissional, é uma capacidade estratégica fundamental.

Compreender através de exemplos práticos como estes fatores afetam a sociedade e as organizações, promove uma ação mais efetiva de consultores e facilitadores no mercado. Além disso, a capacidade estratégica ou a inteligência corporativa pode ser desenvolvida mais facilmente, ao aprimorar continuamente a sua “Capacidade de Abstração”.


Não há liderança sem visão estratégica

Embora bastante discutida no meio corporativo, a prática da visão estratégia nas empresas reflete o baixo grau de elaboração e de disciplina de execução dos métodos propostos, resultando muitas vezes em frustrações. A falta de atenção e cuidado, provoca muitas repetições ao longo dos anos, sem gerar inovações e melhorias essenciais para a sustentabilidade dos negócios da empresa. No fim das contas, mesmo que a implementação dessas estratégias passe por um exaustivo desdobramento dos objetivos, nem sempre a visão estratégica e o conceito do negócio estão presentes.

Como consultores, vivenciamos frequentemente a dificuldade de atuar pontualmente através de projetos que eram comuns no passado. A disponibilidade das informações e dos conhecimentos na Internet democratizou o acesso às informações, gerando muito mais dados e conhecimentos do que podemos acompanhar. Assim, consultores já não detém mais um conhecimento inédito ou um segredo que os tornem altamente valorizados como no passado, dessa forma os profissionais do presente são desafiados de novas maneiras e a sua contribuição para as organizações precisa ser desenvolvida continuamente para que possam manter o seu valor.


Yoshio Kawakami, ex-Presidente da Volvo Construction Equipment Latin America.

Aliar Consultoria Empresarial em Gestão & Inovação/ Rio Grande do Sul

por Rabiscos Ideias Criativas

FALE CONOSCO (54) 9 9982.2448

DESIGN BY RABISCOS IDEIAS CRIATIVAS