CV19 – O que estamos aprendendo.

O mundo não será o mesmo após a pandemia, mas podemos aprender e nos reinventar e aos nossos negócios.


A pandemia da CV-19 se alastrou rapidamente e chegou a todos os lugares do planeta. Todos os negócios estão sendo mais ou menos impactados e podemos ter uma certeza: que não seremos os mesmos quando tudo isso passar e nem as nossas empresas.


A sociedade se transforma e novos conhecimentos são necessários, assim como o desenvolvimento de competências essenciais para o futuro.


O mundo está mudando rapidamente e é preciso se transformar a cada dia. Num ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA), é preciso ter agilidade e criatividade para enfrentar os mais diversos desafios e seguir em frente.

Se pensarmos que a tecnologia transforma hábitos e cria oportunidades, estimulando novos negócios e diferentes formas de comunicação, percebemos que a CV-19 adiantou este aspecto para muitos negócios:


  • Reuniões que fazíamos de forma presencial passaram a ser online, a partir de aplicativos diversos.

  • Escolas e Universidades passaram a fazer suas aulas de forma remota.

  • Academias, estúdios de dança e pilates passaram a ser virtuais.

  • Consultorias são realizadas a distância.


Ainda em relação à tecnologia, exemplos como o da China que no centro da pandemia, criou um robô com um braço mecanizado que pode realizar várias tarefas, como testes de ultrassom, aferir a febre, ouvir sons produzidos pelos órgãos dos pacientes e utilizar cotonetes na boca dos pacientes para realizar exames, fazendo com que os profissionais da saúde possam se manter a uma distância segura, sem comprometer a saúde.


Quase que totalmente automatizados, esses robôs podem se desinfetar após as ações que realizarem junto aos pacientes. Outros países poderão vir a desenvolver este tipo de robô entre tantas outras possibilidades. Confira o vídeo:


https://www.reuters.com/video/?videoId=OVC3S7K2V&jwsource=cl

A tecnologia é essencial e presença indispensável em nossas vidas e negócios, mas também podem ser utilizadas outras estratégias neste momento e também como preparação para os próximos. Crises são mudanças temporárias, logo esta vai passar. Mas, também, são cíclicas e isso significa que outras virão, mais ou menos intensas.


Com a CV-19, passamos a dar mais atenção aos nossos clientes, a estabelecer relacionamentos para manter os negócios ou para gerar novos. Começamos a negociar nas mais diversas formas. Passamos a cuidar mais do nosso fluxo de caixa, pensar na liquidez das empresas.

Começamos a organizar melhor nossos conhecimentos e a compartilhá-los com a comunidade. Isso acontece em todas as partes e é capaz de renovar o mundo.

Precisamos ser ágeis e ter em mente que não há e nem haverá um plano único para o futuro: algumas mudanças podemos prever, outras continuarão a se apresentar como surpresas.

O seu futuro e o futuro da sua empresa dependem de manter uma mente aberta, ter disposição para aceitar incertezas e riscos e abraçar a mudança, adaptando-se a qualquer acontecimento.

Talvez a pergunta que deve ser feita é: o que estamos aprendendo e como utilizaremos este aprendizado para o nosso futuro? Como gerenciaremos as próximas crises? Estaremos preparados?


​​

TODA TRANSFORMAÇÃO PRECISA DE UM START

FALE CONOSCO (54) 9 9982.2448

Aliar Consultoria Empresarial em Gestão & Inovação/ Rio Grande do Sul

por Rabiscos Ideias Criativas