Criando experiências de aprendizagem significativas

Atualizado: 30 de Mai de 2018

Por: Rosani Coelho

Vivemos hoje uma fase de transição da economia industrial para a economia do conhecimento, onde a criatividade e a inovação são as chaves de valor para os negócios. A forma como aprendemos, trabalhamos ou negociamos está mudando muito rapidamente, mas como transformar nossas práticas para este novo modelo?


Como consultores e/ou facilitadores do aprendizado, aperfeiçoamento de capital humano e de organizações, precisamos estar atentos às tendências emergentes que impactam toda a base de negócios: funcionários, fornecedores, clientes e todos os stakeholders.


Em geral, as pessoas são mais propensas a prestar atenção e a participar de workshops, treinamentos, oficinas ou outros formatos de capacitação quando se sentem entusiasmadas e quando percebem que os temas abordados são relevantes, aplicáveis e conectados aos seus interesses.  É preciso oferecer aprendizagem significativas e que, independente da forma como é disponibilizada, presencial, virtual ou em modelo misto sejam as ferramentas e os recursos que as pessoas precisam para acessar o aprendizado e para desenvolver papéis vitais dentro das organizações.


Ao falar em aprendizagem é importante conhecer alguns conceitos e dentre eles, o de design instrucional, que é um corpo do conhecimento voltado à pesquisa e estratégias instrucionais. Tem como foco produzir conhecimento, a partir dos princípios e métodos de instrução, considerando as abordagens mais adequadas para os diferentes tipos de aprendizagem. Fundamenta-se em diversos campos do conhecimento e atua com o planejamento, desenvolvimento, aplicação de métodos, técnicas e atividades de ensino, para facilitar eventos educacionais ou de aprendizagem, visando facilitar a aprendizagem.


As pessoas prestam atenção e se entusiasmam quando percebem o aprendizado como relevante e conectado aos seus interesses. Mas, como maximizar o interesse e o entusiasmo numa época com grande volume de informação nas mais diversas formas em que podem ser encontradas?


É aí que surge a abordagem da criação de experiências de aprendizagem relevantes e com significado, que considera o “ser humano” como centro de todo o processo. Compreender suas necessidades e a forma como podem ser atendidas possibilita a adaptação de modelos e técnicas que oportuniza o alcance de resultados, através de um método orientado por metas visando atingir objetivos concretos.


Projetar experiências de aprendizagem poderosas e relevantes pressupõe um processo criativo, onde se faz necessário pesquisar, desenhar, experimentar, testar e ajustar ao longo de todo o processo.


É necessário base conceitual e prática para desafiar-se e compreender a complexidade da experiência que se está criando e adotar abordagens completas e inovadoras que cumpram o objetivo a que se propõe a solução.


Dicas:

Vá além da aprendizagem formal

Busque novas opções de aquisição e principalmente de aplicação do conhecimento. Leia livros, participe de palestras, programas, cursos e workshops. Converse com outras pessoas, encontre um mentor.


Seja sempre um aprendiz

Nunca pare de aprender e seja você mesmo um aprendiz; assim, você poderá se conectar com seu público e entendê-lo melhor, o que ele pensa, ouve e sente.


Aprenda sobre o que está acontecendo na área

Conheça mais do que o básico. Seja crítico e analise os trabalhos disponíveis: eles oferecem uma ótima experiência de aprendizagem? O que você faria de diferente?


Amplie sua visão

Entenda o contexto e crie experiências influenciadas pelo passado, mas fundamentas no presente e o mais importante de tudo, abertas ao que está por vir, à um futuro que já está presente.


Tenha paixão pelas pessoas

E mais do que paixão pelas pessoas, paixão para entender como as pessoas aprendem e como os estilos de aprendizagem se fazem presentes e diferem de geração em geração.


Estude e experimente

Estude como criar experiências de aprendizagem que tenham uma sequência, considere as teorias de aprendizagem de adultos, aprendizagem experiencial e avalie o impacto para o público-alvo.


Estabeleça resultados mensuráveis

Avalie em tempo real se o seu público está compreendendo o que você quer comunicar. Estabeleça um resultado mensurável e faça mudanças se necessário.


Atualize-se sobre as tendências

Esteja atualizado sobre tendências em todos os aspectos da aprendizagem e melhoria do desempenho. Pesquise, compartilhe, participe de ações pertinentes.  Utilize este conhecimento para criar experiências de aprendizagem relevantes e atraentes.


Desenvolva habilidades de gestão de projetos

Você precisa desenvolver habilidades e ter as ferramentas necessárias para gerenciar um projeto de criação de experiência de aprendizagem. Vai precisar fazer a gestão do tempo, de tarefas, de prazos.


Tenha um método

Adote um método, uma abordagem prática, tendo foco no desenvolvimento de competências e no alcance de objetivos.


Rosani Coelho é instrutora no Integramente: Programa de Desenvolvimento Integrado de Consultores e Faciltadores no módulo “Criando Experiências de Aprendizagem”


Solicite informações: http://bit.ly/integramente_info

Aliar Consultoria Empresarial em Gestão & Inovação/ Rio Grande do Sul

por Rabiscos Ideias Criativas

FALE CONOSCO (54) 9 9982.2448

DESIGN BY RABISCOS IDEIAS CRIATIVAS