Consultoria na Prática!


É uma prestação de serviço onde o consultor utiliza-se de seu conhecimento e expertise para analisar situações, identificar melhorias e apontar alternativas às empresas e seus gestores com objetivo de melhorar os resultados. É um serviço intangível que requer do profissional consultor determinadas habilidades, o uso de metodologias e ferramentas para executar com excelência seus serviços agregando valor para o cliente e a consultoria.


A empresa de consultoria, através de seus consultores, deve realizar o trabalho de forma conjunta com o cliente buscando a multiplicação do conhecimento e oportunizando à equipe do cliente a alcançar resultados. O consultor não deve centralizar conhecimento e sim compartilhar, pois a consultoria é um processo em que alguém de fora faz um olhar detalhado, profissional com o objetivo de ajudar a encontrar alternativas factíveis e que tragam mudanças relevantes e com resultado efetivo. A consultoria precisa entregar algo que contribua com o cliente, supere uma determinada situação ou, no mínimo, aponte alternativas mesmo que estas não sejam de crescimento imediato.


É compromisso profissional que o consultor seja transparente com a situação do cliente e trate-a com respeito. Deve atuar de forma contributiva independente do momento empresarial em que a empresa se encontra, ou seja, sobrevivência, manutenção ou crescimento. Precisa analisar com profundidade cada situação e junto com a empresa apontar alternativas e caminhos. Porém, a decisão final em optar por um ou outro caminho, por uma ou outra estratégia sempre será do empresário, dos sócios, ou seja, da empresa.


O profissional para atuar como consultor precisa ter conhecimento, porém há outras habilidades que são essenciais como: capacidade de análise e síntese, percepção para entender o que não está posto, capacidade de ouvir os diversos pontos de vista, flexibilidade para compreender a empresa na sua essência, posicionamento para não se deixar envolver e contamina com o olhar da empresa, coragem para tornar claro os problemas e suas causas, respeito pelas pessoas e o que construíram, foco em ajudar o cliente a melhorar.


No dia a dia da consultoria o profissional se depara com situações diversas e muitas vezes precisa buscar em outras fontes alternativas para elucidar e apontar possibilidades.  A prática, o dia a dia e as situações enfrentadas proporcionam fortalecer as habilidades do consultor em entregar um serviço de consultoria de excelência.

Um dos objetivos do Inspiramente é aproximar profissionais com experiência em consultoria para que estes compartilhem suas melhores práticas de atuação, suas metodologias e experiências com as pessoas que buscam fortalecer suas habilidades para atuarem nesta prestação de serviço.


Consultoria = tecer análise, estruturar problemas ou situações e recomendar soluções.

Também é multiplicar conhecimentos e práticas que apoiam o crescimento das equipes do cliente. Jamais deve tornar uma empresa cliente dependente do consultor ou da consultoria para executar determinadas tarefas ou para decidir estratégias. A decisão é e sempre será do cliente.


Gilca Marchesan Bellaguarda: Formação em Ciências Contábeis com pós- graduação em Análise Financeira pela PUC, em Planejamento Estratégico, pela UFRGS e em Marketing, pela ESPM, Formação em Jogos de Estratégia pela Metodologia CEFE e em Dinâmica de Grupos pela SBDG.


Trainee em PNL – Programação Neurolinguística. Implantou modelo e/ou programa de atendimento e vendas em empresas como: Hospital Mãe de Deus, Todeschini, Thyssenkrupp, SESC, entre outras. Autora do livro: Atendimento Muito Além do Cafézinho.


Gilca Marchesan Bellaguarda é instrutora no Integramente: Programa de Desenvolvimento Integrado de Consultores e Faciltadores no módulo “Arquitetura do Saber” acesse para mais informações: http://bit.ly/integra_2018

Aliar Consultoria Empresarial em Gestão & Inovação/ Rio Grande do Sul

por Rabiscos Ideias Criativas

FALE CONOSCO (54) 9 9982.2448