COMO ACOMPANHAR AS MUDANÇAS ATRAVÉS DA GESTÃO FINANCEIRA

Atualizado: Abr 27

A pandemia acentuou as falhas na gestão dos pequenos e médios negócios, principalmente no que tange à administração financeira.

Dados de pesquisa realizada pela Intuit Quickbooks, divulgada pelo Valor econômico, apontam que 72% das mais de 1000 empresas participantes tiveram mudanças na gestão financeira. A pesquisa apontou que 35% dos entrevistados começaram usar pela primeira vez, planilhas para ter controle de caixa.


O fluxo de caixa é ferramenta indispensável para a gestão dos negócios. Ele pode mostrar muito mais do que o registro de entradas e saídas de recursos na empresa. Outro ponto importante foi a preocupação em revisar metodologias de formação de preços, pois, com o mercado recessivo não se pode apenas reduzir preço, é preciso saber quais os limites mínimos que viabilizam a venda sem sacrificar ainda mais a empresa.


Também ficou evidente que em épocas de medidas restritivas e até de lockdown, poucos destes negócios estavam adaptados a trabalhar em frentes de compensação de receita, como vendas online, delivery etc. A não incorporação das taxas referentes ao uso destes meios afeta ainda mais a dificuldade financeira.


Muitas empresas de pequeno e médio portes nasceram da competência técnica de seus fundadores, com foco quase que exclusivo no produto e muitas delas têm perfil familiar e laços pouco sólidos com o sistema bancário. A falta ou a gestão deficiente do capital de giro tornou a situação ainda mais difícil, uma vez que conforme dados da FGV IBRE 64,4% das empresas de pequeno porte e 30,5% das empresas de médio porte tentaram, mas não conseguiram obter crédito.


Diante estes dados, fica o alerta para que o empresário mantenha uma visão sistêmica do negócio e através de uma análise simples de possíveis riscos, registre quais ações poderão ser tomadas para diminuir impactos sobretudo no que se refere ao fôlego financeiro em situações adversas, considerando tanto o curto, quanto o médio e longo prazos.


Mesmo que o negócio esteja indo muito bem, utilizar ferramentas de gestão é uma prática que deve estar incorporada na vida da empresa e não apenas considerá-las em momentos de crise. Em caso de dificuldades procure um consultor para lhe orientar.


Nós da Aliar podemos auxiliar você com a Gestão Financeira do seu negócio, acesse nosso site para conhecer nossas soluções: https://www.aliarconsultoria.com.br/aliar-solucoes

9 visualizações0 comentário

Aliar Consultoria Empresarial em Gestão & Inovação/ Rio Grande do Sul

por Rabiscos Ideias Criativas

FALE CONOSCO (54) 9 9982.2448

DESIGN BY RABISCOS IDEIAS CRIATIVAS