Por que ter um plano é importante! Vamos começar 2019 com o pé direito!



Por Rosani Coelho


Você conhece J. K. Rowling que escreveu Harry Potter? A escritora planejou por sete anos antes de começar a escrever o primeiro capítulo do livro. Hoje, Harry Potter é um dos livros mais lidos de todos os tempos. De forma estruturada, o primeiro livro serviu como um meio para direcionar os leitores para todos os outros e para os filmes que vieram em seguida. Foi um plano de longo prazo e continua fazendo sucesso! Cada livro é uma continuação do livro anterior, numa sequência lógica. Algo pensado e não escrito ao acaso.


George Lucas, autor do filme Guerra nas Estrelas planejou seis filmes antes de criar a saga. Quase 50 anos depois, Star Wars é um dos filmes mais assistidos no mundo inteiro.

Se como estes dois exemplos você planejar o que pretende para o seu negócio para daqui 1, 3 ou 5 anos, estará posicionando sua empresa para mudar de patamar e colher resultados surpreendentes.


Agora pense em outro exemplo: você contrata um profissional para construir a sua casa e lhe diz não precisamos de um projeto, eu sei exatamente o que precisa ser feito. Como será a casa que lhe será entregue? Quando se constrói uma casa, há um projeto, um plano a ser seguido para que tudo seja feito de acordo e a entrega seja o mais perfeita possível.

Há duas características identificadas pela ciência e que podem contribuir muito no desafio de executar um planejamento:


Auto-eficácia - crença em sua própria capacidade de atingir seus objetivos. Pense em "confiança".


Lócus interno de controle - você, e não as circunstâncias externas, determina os resultados de sua vida.


Pessoas com estas características estabelecem metas desafiadoras, assumem papéis de liderança, são motivadas, possuem visão otimista do futuro, tem alto desempenho no trabalho e são altamente engajados.


Eu sei que planejar o futuro é difícil, vivemos um momento único, em um mundo em constante mudança. Não é possível prever tudo, mas ao definir um rumo você estará muito mais próximo de chegar ao sucesso.


“Permaneça comprometido com suas decisões, mas seja flexível em sua abordagem” é uma frase do autor e estrategista Tony Robbins e com a qual concordo totalmente. A maioria das pessoas não toma decisões comprometidas e pensa em alcançar seus objetivos e é por isso que poucas conseguem realizar o que planejaram. Quando você está “pensando” em alcançar um objetivo, pode criar desculpas, encontrar razões e situações para que ele não possa ser alcançado. Mas quando há comprometimento, você faz o que precisa ser feito para realizar o que planejou.


Que o mundo está mudando e que há fatores que não conseguimos controlar, é uma verdade, mas quem tem o controle de sua vida, do seu negócio e dos seus resultados é Você. E a escolha é sua entre crescer e ser mais competitivo ou morrer e deixar o espaço aberto para que outros ocupem o sue lugar. Quando não se tem um plano definido, as ações acontecem de forma desordenada e aconteça o que acontecer você estará pronto para nada em particular.


A decisão mais importante que você pode tomar hoje é a de criar um bom plano para sua empresa crescer e ter cada vez mais sucesso no mercado. Este plano deve conter o suficiente para que você possa executá-lo e acompanhá-lo, medindo sua evolução e a conquista de seus objetivos.

Entre em contato com a Aliar e saiba mais sobre as consultorias em estratégias pelo e-mail aliar@aliarconsultoria.com.br

​​

TODA TRANSFORMAÇÃO PRECISA DE UM START

FALE CONOSCO (54) 9 9982.2448

© 2020 por Rabiscos Ideias Criativas