Bate papo: A Cultura da Inovação na sua empresa

Aliar em parceria com Artéria reuniu um grupo de empresários para debater o futuro dos negócios disruptivos e a cultura da inovação que as empresas precisam adotar para ter sucesso neste novo ambiente que se desenha.

O bate papo contou com a presença dos consultores da Aliar Alexandre Tessari que em sua fala destacou fortemente o papel das pessoas na construção de uma empresa inovadora e os desafios de se trabalhar a cultura de inovação em empresa já estabelecidas. Já a consultora Cristiana Ferronato, abordou os aspectos da exponecialidade dos negócios e como a tecnologia item impactado no desenvolvimento de empresas e do próprio ecossistema empresarial.

Para demonstrar como a tecnologia pode ajudar nossos negócios o diretora Arteria Fluxos Inteligentes de Relacionamento Charles Dalpiccol, apresentou uma plataforma que trabalha com o reconhecimento de emoções, o que pode ser utilizado de várias formas para avaliar as reações das pessoas e poder tomar decisões estratégicas para os negócios.

No encontro foi ressaltado que existem 5 passos que ajudam a trabalhar a cultura da inovação dentro das empresas:

1- Entender por quê a empresa precisa inovar: diferentes razões demandarão diferentes ações, métodos, recursos, tempo.. 2- Qual o papel que a inovação terá na estratégia da empresa? 3- Criar o ambiente da empresa que gere as atitudes e os resultados esperados dentro do âmbito da inovação: autonomia, multidisciplinaridade, sensibilização, rotinas, motivações, clareza e transparência.. 4- Engajar as pessoas: Ambiente propício + informações + motivações pessoais alinhadas com o propósito da empresa = pessoas engajadas com a causa da empresa em inovar 5- Dar as ferramentas adequadas para inovar: como as ideias serão geradas, selecionadas, avaliadas e transformadas em inovações.

Pensando em todas estes desafios que é implantar a cultura da inovação a Aliar criou o programa InovAção: a ação para a inovação acontecer, de acordo com Daiane Catuzzo lançou o programa nesta ocasião, “o programa foi pensado para ajudar organizações a mais que inovarem, mas sim criar uma cultura de inovação na empresa, neste sentido outra preocupação que tivemos foi buscar parceiros estratégicos para compor a base do programa, sejam eles profissionais renomados de mercado ou entidades que atuam com inovação.apresentou o programa InovAção da Aliar e nos deixa um questionamento:

Estamos vivenciando a transição para uma nova Era, que impacta absolutamente tudo o que nos cerca, e nos leva a um caminho ainda incerto. Como se preparar para esta enxurrada de novas revoluções que não virão de maneira subsequente, mas sim, de maneira convergente?

Entender as forças e os sinais que cada uma destas tendências gera no presente é imprescindível, sejam elas refletidas em mudanças nos comportamentos de consumo, sociais, de trabalho, ou morais, apenas para citar algumas. Atentos a isso, e baseados em todas estas expectativas de futuro, é preciso aplicar o pensamento exponencial, e criar o presente agora.

O Programa InovAção irá atuar 12 meses nas empresas com profissionais experts, e com a integração entre empresas de diversos setores, trocando experiencias e aprendizados, estimulando o intercambio de idéias inovadoras.

Conheça o programa: https://conteudo.aliarconsultoria.com.br/inova_acao


0 visualização

Aliar Consultoria Empresarial em Gestão & Inovação/ Rio Grande do Sul

por Rabiscos Ideias Criativas

FALE CONOSCO (54) 9 9982.2448

DESIGN BY RABISCOS IDEIAS CRIATIVAS