5 atitudes que você pode adotar para ser uma profissional mais resiliente


O significado original de resiliência deriva da física, sendo o termo uma identificação do nível de resistência de um material frente às pressões sofridas, bem como a sua capacidade de retornar ao estado original sem sofrer danos ou rupturas. Na Psicologia, o termo tem um significado parecido, indicando como as pessoas respondem positivamente às frustrações diárias, sejam elas pessoais e profissionais, e a sua capacidade de recuperação emocional.


Diferentemente de outros aspectos psicológicos, a resiliência não é unicamente um traço de caráter ou de personalidade, mas sim um processo de aprendizagens através das vivências e, dessa forma, passível de aprendizado e desenvolvimento. O mundo corporativo cobra a cada dia mais que funcionárias, gestoras, empresárias e empreendedoras desenvolvam características como flexibilidade e adaptabilidade para lidar com as mudanças e exigências das empresas. Dessa forma, desenvolver a resiliência é essencial para ter sucesso dentro e fora das organizações, independentemente da área de atuação.

..... Capacidades como adaptação positiva às mudanças, controle emocional, empatia, sociabilidade e positividade são essenciais para o sucesso e crescimento profissional .....

Embora a importância da resiliência dentro das organizações tenha aumentado nos últimos anos, desenvolver essa característica ainda é um grande desafio. Pensando nisso, preparamos 5 dicas de atitudes que você pode adotar no seu dia a dia para ser uma profissional mais resiliente e iniciar, gradativamente, o seu caminho do sucesso. Vamos lá?


Tome mais decisões

Quando diante de problemas, evite ignorá-los ou deixá-los para depois. O primeiro passo para o desenvolvimento da resiliência é enfrentar os contratempos do dia a dia de forma franca e aberta. Ao enfrentá-los você tem a oportunidade de resolve-los e tirá-los do seu do seu caminho.


Tenha autoconfiança

Outro passo importante para ser uma pessoa mais resiliente, é cultivar uma visão positiva de si mesma. Pois apenas uma pessoa que conhece seus pontos fortes (e está ciente das suas dificuldades) terá a força necessária para enfrentar os desafios que levam ao sucesso, com convicção e tranquilidade.


Busque cursos e programas de especialização na sua área. Agregar conhecimento e novas habilidades ao seu portfólio, lhe trará a confiança necessária para superar todos os desafios do mercado.


Atitude positiva (sempre)

O pensamento otimista torna as pessoas mais felizes e bem-sucedidas. Isso é um fato. Porém, mais importante que pensar, é agir de forma positiva, criar as boas oportunidades e moldar o seu futuro. Quando você para de contar com o fracasso como opção, você fica imune aos seus malefícios e participa ativamente da construção de um futuro mais favorável para seus sonhos e objetivos.


Controle emocional é importante

Assim como a nossa vida pessoal, a carreira profissional é feita de altos e baixos, com inúmeras situações que vão nos levar aos nossos limites psicológicos. Saber identificar essas “situações gatilhos” e tomar ações para se manter centrada nesses momentos é uma arma poderosa para não perder o foco no resultado final e implodir uma carreira de sucesso antes mesmo dela começar.

Pare, respire e busque uma solução para o problema (pois sempre há!). Essa é a atitude que vai lhe trazer os resultados que você deseja.


Não resista às mudanças

Entender que o mundo e as relações estão em constante mudança e não resistir a elas irá tornar a sua jornada mais fácil e menos dolorosa. Busque ver cada mudança como uma oportunidade de crescimento, um convite a fazer diferente, a buscar algo novo. Pois se você fizer sempre as mesmas coisas, das mesmas formas, terá os mesmos resultados.

38 visualizações

Aliar Consultoria Empresarial em Gestão & Inovação/ Rio Grande do Sul

por Rabiscos Ideias Criativas

FALE CONOSCO (54) 9 9982.2448

DESIGN BY RABISCOS IDEIAS CRIATIVAS